segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

QUEM FOI ANTÔNIO HOUAISS

Antônio Houaiss (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1915 — Rio de Janeiro, 7 de março de 1999) foi um intelectual brasileiro.

Houaiss era o quinto de sete filhos de um casal de imigrantes libaneses Habib Assad Houaiss e Malvina Farjalla, radicados no Rio de Janeiro. Com dezesseis anos, começou a lecionar português, atividade que fez durante toda sua vida. Intelectual de destaque, Houaiss foi filólogo, escritor, crítico literário, tradutor e diplomata e Ministro da Cultura.

Ocupou diversos cargos importantes como presidente da Academia Brasileira de Letras, Ministro da Cultura e membro da Academia das Ciências de Lisboa. A revista Veja chegou a defini-lo como o "maior estudioso das palavras da língua portuguesa nos tempos modernos".

Autor de dezenove livros, Houaiss organizou e elaborou as duas enciclopédias mais importantes já feitas no Brasil, a Delta-Larousse e a Mirador Internacional. Publicou dois dicionários bilíngües inglês-português, organizou o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Entre seus trabalhos de tradução está o romance Ulisses de James Joyce.

Em 1986, Houaiss iniciou, com o seu co-autor Mauro de Salles Villar, o mais ambicioso projeto de sua vida - o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa -, assumindo o desafio de publicar o mais completo dicionário da nossa língua, só concluído após a sua morte e levado a cabo pelo grupo chefiado por Mauro Villar, hoje reunidos no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, com sede no Rio de Janeiro, e na Sociedade Houaiss Edições Culturais, sediada em Lisboa.

2 comentários:

  1. É muito bom saber a histoia da minha escola e afirma que é um otimo ensino de otima qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Como assim ?! uns dizem mal da escola outros bem!! eu vou estudar lá este ano, pelo amor de Deus.. espero não ter saído do ruin pro pior. Mas muitas pessoas me falaram que a escola é boa. Espero que estas pessoas não tenham me anganado .
    Bjs a todos :*

    ResponderExcluir